segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Aletria à moda do Norte - Vegana

Sempre adorei a aletria da minha mãe, assim como do arroz doce, cheia de ovos leite e manteiga, cremosa e amarelinha, como tal quando o meu namorado me presenteou com um prato de aletria feito pela avó, do qual ele gabava imenso dizendo ser a melhor, branquinha e desenchabida, fiquei um pouco desiludida.
 Quando me tornei Vegan e por sua vez me tornei sensível a certos sabores voltei a provar a aletria "da avó" e adorei, seria impensável para mim voltar a comer a aletria feita pela minha mãe, para além dos ingredientes, iria ficar super enjoada!!
Não cheguei a pedir a receita á avó mas consegui chegar lá, e segundo o meu namorado está igual, por isso, e como estamos a chegar ao Natal, decidi partilhar.





Ingredientes:
10 pessoas
* 250g de aletria (usei da marca continente que não tem ovos)
* 1.5lt de água
* 100g de açucar
* 1 pau de canela
* casca de limão (usei 3 tirinhas)
* sal

Coloquei a agua a ferver com o sal o pau de canela e o limão. Depois de ferver acrescentei o açucar e a aletria e deixei cozinhar em lume brando durante 20min + ou -. 
Despejei para um pirex, deixei arrrefecer e coloquei a canela....é tão facil!!



Deu para bastante, apesar de durar pouquissimo tempo cá em casa, fica rijinha dá para comer com a mão como se fosse uma fatia de bolo, fica leve, muito saborosa e é super económica e rápida de se fazer, vai ser sem duvida o meu doce de eleição este Natal.
 Espero que gostem....CIAU!!

6 comentários:

  1. Nunca gostei muito de aletria nem arroz doce, mas acho que iria gostar desta :)

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Fiz uma publicação sobre Aletria vegan (https://vivercomintencao.wordpress.com/2016/12/08/ep-4-natal-vegan-aletria/)e partilhei o link para outras receitas de Aletria inclusive a tua. Espero que não te importes.
    AS nossas receitas são similares mas eu gosto de partilhar o que os outros estão a fazer.
    Eu sempre fiz como a minha avó fazia Aletria branca por isso não sei como é que era Aletria amarela cheia de ovos. Agora eu uso açúcar de cana por isso a Aletria fica meia acastanhada. :)
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ana, vi a mensagem mas não respondi logo e acabei por me esquecer.
      Não me importo nada, até agradeço...eu também gostava das que levavam ovo, mas quando mudei de alimentação aprendi a gostar desta versão e ADORO ;)

      Eliminar