Nunca fui muito fã de Bolo Rei, tirar todas frutas cristalizadas para comer o que sobrava, dava cá uma trabalheira...
Já não se pode dizer o mesmo do Bolo Rainha...áh como eu gosto de Bolo Rainha, de preferência sem passas (os pasteleiros tendem em exagerar na quantidade de passas) como tal não seria de espantar que ao me tornar Vegan, teria de arranjar uma solução para continuar a comer Bolo Rainha que tanto gosto.
Há dias eu e a minha rebelde amiga do blog Há revelia do editor conversávamos sobre o que "raio" iríamos comer este Natal em casa dos familiares, e colocámos a hipótese de levarmos alguma coisa para não ficarmos só a ver os outros comer, ela falou do Bolo Rainha e eu adorei a ideia de levar o meu próprio Bolo Rainha.
Como estava com algum receio que não corresse bem decidi experimentar primeiro, até porque se queria partilhar convosco a receita, fazer o bolo apenas na Véspera de Natal seria um bocado desnecessário.
Fui então há procura de receitas, e encontrei esta, que pertence a um blog que infelizmente acabou, e pus mãos há obra....o resultado foi este:
Um Bolo Rainha baixinho e gordinho :) mas muito apetitoso!!
Ingredientes:
* 100g de farinha integral
* 200g de farinha T65 (usei T55 ups!!)
* 2 colheres de sopa de melaço de cana
* 40g de margarina vegetal (usei Alpro)
* 15g de fermento de padeiro
* 200ml de leite de soja
* 30g de açúcar amarelo (mas para a próxima vou pôr 50g)
* 1 chávena de frutos secos cortados (usei nozes, caju, amêndoas e avelãs)
* 1/2 chávena de tâmaras cortadas ao pedacinhos (quem referir usa as tradicionais passas)
* não tinha geleia de milho para pincelar por cima para ficar brilhante por isso dilui um pouco de melaço com água e...não ficou grande coisa :p
* Frutos secos, tâmaras e açúcar( opcional) para decorar
Aqueci um pouco o leite e dilui o fermento, enquanto isso no copo da bimby coloquei os restantes ingredientes (excepto os frutos secos e as tâmaras) programei 1min vel 3. Depois coloquei o leite com o fermento e programei 3min Vel espiga. Deixei a massa no copo a levedar durante 20 min.
Espalhei farinha na bancada e verti a massa que entretanto dobrou o tamanho, coloquei os frutos secos e as tâmaras em cima e com as mão cheias de farinha envolvi tudo suavemente, dei-lhe a forma típica e deixei descansar por mais 20min.
Pré aqueci o forno, coloquei papel vegetal numa forma, coloquei o bolo e decorei.
Cozeu durante 30min a 180º .
E voilá, um Bolo Rainha Vegan cheio de pinta e frutos secos como eu gosto!!
Não ficou muito alto, e ficou com este tom acastanhado por causa do melaço mas (para mim) ficou gostoso, pouco doce (talvez de mais) mas gostoso.
Espero que gostem...Ciau!!
Aprovado, estava delicioso :)
ResponderEliminarQuero ver quem é que vai dizer bem dos meus cozinhados quando a minha provadora oficial mudar de casa?!!
EliminarNice!! =) Como é ÓBVIO, vou ter que experimentar. =)
ResponderEliminarolá!
ResponderEliminarhmmm, este bolo deve ser ótimo!
o que é "farinha T65" ou "T55"? no brasil não temos esta classificação. seria farinha branca, não integral?
obrigada!
Olá Naila,
EliminarA farinha T55 é super fina e mais aconselhável para bolos, enquanto que a T65 é mais aconselhável para fazer pão, acho que é só essa a diferença, no entanto podem ser as duas utilizadas nesta receita que, nem é bem uma coisa nem outra :P
Espero ter ajudado.
Beijinhos
ajudou muito! : )
Eliminarobrigada e bjs