domingo, 22 de dezembro de 2013

Azevias de Batata Doce - Veganas

O meu doce de Natal favorito são as azevias, gosto de filhoses, rabanadas, sonhos, mas as azevias, são a minha perdição!!
Sorte a minha, as minhas preferidas são as de batata doce, que por um feliz acaso são Vegan (pelo menos as que a minha mãe faz).
A minha mãe já começou a preparar as azevias, que congela para fritar no dia, e eu pedi-lhe que frita-se 2 ou 3 para poder partilhar convosco.




Ingredientes:

Para a massa:
* 700 g de farinha
* 1 dl de azeite morno
* Sumo de 1 laranja
* 3 dl de Água
* 1 Pitada de Sal
* 1 Pitada de Canela
* Farinha para polvilhar
* Açúcar para polvilhar
* Canela para polvilhar
* Óleo para fritar

Para o recheio:
* 500 g de batatas-doces
* 200 g de Açúcar
* 100 g de Amêndoa moída
* 1 pau de canela
* Casca de limão q.b.

Preparação:
Para fazer a massa:
Deite a farinha em cima da mesa ou do balcão, faça-lhe uma cavidade, junte o sal, a água, o azeite, o sumo de laranja e a canela, misture bem e trabalhe bem a massa até ficar lisa.
Coloque-a depois dentro de um saco de plástico e leve ao frio durante 1 hora.

Para fazer o recheio:
Coza as batatas com pele em água durante 20 minutos.
Depois escorra-as e descasque-as e faça em puré.
Adicione ao puré o açúcar, o pau-de-canela e a casca de limão. Leve a cozer em lume brando, sem deixar de mexer, até engrossar e se descolar do tacho. Deixe arrefecer.

Para fazer as azevias:
Estenda a massa com o auxílio de um rolo, até à espessura de dois milímetros. Corte círculos de dez centímetros de diâmetro. Coloque uma colherada de recheio no centro e dobre em forma de rissol. Frite em óleo fervente (cerca de 160 graus).






















Escusado será dizer que estavam deliciosas, como sempre...estou mortinha para que chegue o dia de Natal para me poder deliciar mais um pouco com estas deliciosas Azevias de Batata Doce.

Espero que gostem.....Bom Domingo!!

3 comentários:

  1. Que delícia! O ano passado tentei fazer, mas a massa saiu-me uma bela caca, não consegui moldá-la por mais farinha que juntasse! Obrigada à tua mãe pela receita, vou meesmo experimentar! (eu sei que já não é Natal, mas até aos reis ainda é festa eheh :P)

    beijinhoos e uma excelente entrada em 2014**

    ResponderEliminar