sexta-feira, 15 de maio de 2015

Papas (de aveia) à António

No fim de semana passado, fui a um "Retiro" de Yôga, organizado pela escola onde estou a fazer a minha formação Yôga 5 de Outubro.
Foi um fim de semana maravilhoso, cheio de boas experiências, praticas, passeios, muitos risos, boa comida e especialmente muito companheirismo. Revi pessoas que conheci no ano passado, e conheci pessoas novas e fantásticas, uma delas foi o António.

O António foi parar ao retiro por intermédio da sua linda mulher, nunca tinha feito nada do género, não pratica Yôga, e nunca tinha comido papas de aveia, e também ficou deliciado com as papas que nos foram servidas, e por isso decidi fazer este post para lhe mostrar como são feitas.

Quem me segue sabe que durante muito tempo tive por hábito ao pequeno almoço comer papas de aveia que preparava no microondas e juntava bananas, já não o faço até porque me livrei do microondas, mas a verdade é que ADORO e por isso vou partilhar "a minha" receita de papas de aveia que não é nada de extraordinário acho que é a receita básica e provavelmente não é nova para muita gente, mas que vou partilhar na mesma. Estas papas podem ser feitas e reservadas no frigorífico para consumir nos dias seguinte para aqueles que não têm muito tempo, como o António.

Ingredientes (4 doses)

* 4 chávenas de água
* 2 chávenas de aveia (usei as do Aldi)
* Pau de canela
* Casca de limão
* Pitada de sal
* Colher de sopa de açúcar (opcional) usei mascavado

 O primeiro passo é ferver a água com o pau de canela a casca de limão o sal e o cardomomo para quem quiser (eu por acaso não tinha)

Para aqueles que não conhecem o aspecto de água a ferver com limão sal e canela :p



Quando a água borbulhar acrescente a aveia e vá mexendo até a água desaparecer quase por completo, o que deve demorar cerca de 5 min 


A qualidade das minhas fotos não pára de me surpreender -.-

Depois de prontas deixe arrefecer antes de reservar em caixas individuais para comer no dia seguinte e não perder tempo neste processo, ou pode levar para o trabalho se for esse o caso, e aquecer no microondas acrescentando um pouco de leite (vegetal claro :p) e fruta a gosto, eu gosto e acrescentar bananas.

Como fiz estas de manha acrescentei uma maça e canela e ficaram deliciosas, sem dúvida muito melhores que as feitas no microondas :)



Pode juntar varias coisas ás suas papas como passas, côco ralado ou em lascas (bolas devia ter posto côco nas minhas), sementes de qualquer coisa frutos secos, pepitas de chocolate ou nada, se preferir. 
As papas de aveia são super nutritivas e são uma excelente forma de começar o seu dia e saciar a fome de forma eficaz, confesso que muitas vezes são o meu almoço :p

Espero que experimentem e que gostem, se tiverem alguma dúvida é só perguntarem, e para finalizar o post deixo-vos uma selfie do António tirada no retiro.                                                                                                                                              








































Como podem ver super dedicado á pratica e á permanência nos ásanas



Ciau...                                                                                                                                              

11 comentários:

  1. Masterchef Rita,
    Eu, na qualidade do “António das papas” e para que sirva de registo aos teus leitores, certifico que a receita é, tão ou mais, maravilhosa que aquela que provei no fim de semana.

    Porque digo isto?
    Na 4ª feira fui escolhido como "rato de laboratório" (Ops ... vegan não faz testes com animais ...) para experimentar uma porção (pequena!) dessa fantástica papinha.

    O que fiz?
    Depois de muito pensar, decidi logo que a ementa do pequeno almoço de 5ª feira seria “Papas (de aveia) à António”

    Como fiz?
    Coloquei a porção de “Papas (de aveia) à António” numa tigela juntamente com uma banana cortada às rodelas e coloquei a aquecer no micro-ondas (ainda não me livrei dele) – 2m.
    Depois misturei bem a banana com as “Papas (de aveia) à António” e ... comi!
    Nota: não segui a 100% a indicação da Masterchef Rita Cabrita, porque me esqueci de juntar leite – ficou mais espessa mas como a banana derreteu... compensou 

    Resultado
    Excecional!
    Do ponto de vista nutritivo asseguro que passei o dia sem fome, mesmo depois de ter ído fazer exercício físico na hora de almoço.

    Já estou a aguardar por mais experiências como esta ... if you know what I mean... ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz por teres gostado e pelo testemunho, no próximo encontro levarei uma receita nova para que possas servir de cobaia (daquelas que não sofrem)

      Até lá espero que faças as papas e que as aprecies da mesma forma que apreciaste as minhas :)

      Beijinhos repenicados
      Rita

      Eliminar
  2. Ahahahaha muito bom!!!!! Adorei este post e o registo do nosso António, (sim, porque agora ele também já é nosso) e resta-me acrescentar que tb sou fã de papas de aveia com esses acrescentos todos.
    Beijinhos a todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Zélia é fã das papas de aveia dos outros, mas garanto-lhe que as Papas do António são melhores que todas essas :p

      Experimente e comprove :)

      Beijinhos
      Rita

      Eliminar
  3. Adoro o teu sentido prático, o teu gosto apurado, simples, delicioso, consciente e sempre amistoso de cozinhar e de partilhar com todos os amigos!

    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esqueci-me de assinar...

      Su, a que vai cozinhar as papas do António ahahahahah

      Eliminar
    2. Obrigada minha querida, espero sinceramente que o António ponhas as mão na aveia e cozinhe umas papas para ti porque mereces isso e muito mais :)

      Beijinhos e até breve
      Rita

      Eliminar
  4. Ahahaha adorei a selfie, não sabia que podiamos levar telemoveis para a aula :P
    Eu gosto imenso de aveia ao pequeno almoço, com muita banana e canela e frutos secos, mas nunca fiz cozinhada, deixo sempre de molho alguns minutos para amolecer ou de um dia para o outro, não gosto delas quentes :/ mas com o limão parece arroz doce :P só por isso vou experimentar :P

    Beijinhoos*

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito de comer estas papas ao pequeno-almoço.

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito de papas de aveia e até faço bastantes vezes, mais ao lanche, também sempre com fruta, mas confesso que eu sou mais preguiçosa: junto logo tudo duma vez e ponho o tacho ao lume até ficarem prontas. No microondas nunca fiz, mas também não vou experimentar (não sou assim tão preguiçosa :P)
    Já a tua versão, tenho que experimentar, para ver a diferença :)
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  7. Olá senhor António! 🙂 Estava a pesquisar receitas de papas de aveias veganas e resolvi abrir a sua e estou a faze la mesmo agora, espero que saia bem 👍🏼. Tambem sou Vegana. Devo confessar que me chamou a atençao quando referiu o supermercado Aldi, o senhor mora onde? 🤗 Vai a ver ainda somos vizinhos Veganos! Gostei muito do seu blog e principalmente dos DIY de produtos de casa, muito porreiro.

    Obrigada 🙂

    ResponderEliminar