quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Bolo Vegano de Cacau

Hoje vou partilhar a receita do meu bolo vegano favorito do momento, não me lembro onde a vi, mas escrevi-a num post-it e colei no frigorifico há bastante tempo, e tenho me seguido por aí.

                        





Ingredientes:

Secos
1 1/2 chávena de farinha (uso metade de farinha de trigo normal e metade integral)
1 chávena de açúcar (uso amarelo ou mascavado)
6 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 colher de café de fermento

Líquidos
1 chávena de água
1/4 de chávena de óleo (uso óleo de côco)
2 colheres de chá de extrato de baunilha
1 colher de chá de vinagre (uso de cidra)

Pré aquecer o forno 180º .
Misturo os ingredientes secos numa tigela, e noutra os ingredientes líquidos e depois misturo todos na mesma com uma vareta de arame. Verto o conteúdo para uma forma untada e polvilhada com farinha ou, como foi o caso, uso uma forma de silicone que não precisa de ser untada.
Vai ao forno a 150º durante 45 min ou até estar cozido. 
E está pronto é isto, fica fofo, delicioso, cheiroso yummiiii, não fica enjoativo porque é usado cacau e não chocolate. É como disse o meu favorito :)


Dicas:
* Como o bolo não cresce muito aconselho a usarem uma forma pequena, ou a dobrar a receita.
* Para um bolo mais elaborado podem sempre fazer uma cobertura ou um recheio, mas lembrem-se que ele sabe muito a cacau, por isso devem ter atenção ao tipo de cobertura que utilizam.
* É perfeito como base para cupcakes.
* Não necessita de batedeira, o bicabornato e o vinagre para além de substituírem os ovos, vão deixar "bolhinhas" no bolo, sem precisar de perder tempo a bater.

Espero que gostem tanto, ou mais, que eu....Ciau!!

1 comentário: