terça-feira, 30 de maio de 2017

Comer por 2€ (Vegan e Gluten Free) - Dia 1

Olá...

No seguimento do post anterior, hoje vou partilhar as minhas refeições com os ingredientes que comprei por 10€.
 Antes de passar para as refeições tive que deixar o meu grão demolhado varias horas para o cozer, o que fiz Domingo á noite.

 Segunda feira acordei por volta das 10h e como tinha uma aula ao 12h30 na expo, e várias coisas para preparar, fiz um batido para ser mais rápido.




Digam lá que não tinham saudade das minhas fotos de cáca?! :p



Batido de Banana e Aveia:

1 banana
50g de aveia
1 colher de sobremesa de manteiga de amendoim
500ml de água
canela a gosto

Coloquei tudo na liquidificadora, bati, servi e adicionei mais um pouco de canela no fim para dar aquele ar mais apetecivél...o que é uma parvoiçe na verdade porque fica toda colada nas beiças, isto quando não nos faz engasgar.

Em seguida fui dar a minha aula, e sendo que só tinha outra aula ao fim da tarde aproveitei para preparar o almoço com calma e outras coisas para os dias seguintes.

Para o almoço fiz batatas no forno e Hummus para mergulhar as batatas e refastelar-me mesmo á grande (ADORO hummus). Servi só um pouco, ainda fiquei com mais duas doses destas.




Hummus:

300g de grão de bico cozido
Sumo de meio limão
1 colher sopa de azeite
1 dente de alho sem o centro
sal e pimenta a gosto
e salsa

Adicionei tudo na bimby e bati até ficar com a consistência desejada.

Batatas:

200g de batatas para assar
1 colher de sopa de azeite
1 alho
sal e pimenta a gosto

Lavei e cortei as batatas aos gomos, temperei com o azeite o alho o sal e a pimenta, e levei ao forno num tabuleiro com papel próprio até ficarem douradas....mais ou menos 30min a 180º 

Super simples mas delicioso....e não digo isto para parecer bem, gostei mesmo do resultado, se tivesse usado as minhas 647354746 especiarias tinha ficado ainda melhor, mas só assim ficou muito bom :)

Enquanto as batatas assavam, para além do Hummus fiz leite de aveia.




Leite de aveia:

50g de aveia
1lt de água

Aqueci a agua na bimby até ao 70º, o que levou 2.30 min, adicionei a aveia e bati na velocidade máxima durante 1 min.  Coei com um saco próprio (Cheese Cloth) e guardei numa garrafa de vidro para levar ao frigorífico depois de frio, e reservei a polpa para utilizar noutra receita.

Leite de aveia não é o meu favorito, prefiro o de arroz ou o de amêndoa, mas é super rápido de fazer e barato. Um litro de leite de aveia fica a 0.06€ e não há desperdício o que é realmente maravilhoso.
Dura 3 dias no frigorífico, e deve ser agitado antes de usar.

A seguir ao almoço fui para o computador escrever o post de ontem, e fiz um chá com um pouco da casca do limão que usei para o hummus e que reservei, e comi uma laranja que estava bem doce e me soube super bem.



Passado umas horas, preparei o lanche, como ía terminar a aula tarde quis comer algo que me deixasse bem saciada.





Papas de arroz:

60g de arroz carolino
1 chavena de água
1/2 de leite de aveia
1 casca de limão
1 a 2 colheres de sopa de açucar
sal
canela a gosto

Cozi o arroz na água com a casca de limão e uma pitada de sal, quando o arroz cozeu, adicionei o leite e o açúcar. Servi e polvilhei com canela.
 Se for necessário mais leite acrescentar.

Gostei bastante do resultado, gosto muito de arroz doce e por isso este deixou-me satisfeita e saciada durante bastante tempo.

Quando terminei e fui apanhar o comboio por volta das 22h comi uma maça.





 Quando cheguei a casa fui preparar o jantar, e fiz também uns hamburgueres para refeições seguintes, que congelei.





Arroz de grão e ervilhas:

1/4 de cebola grande
100g de ervilhas
100g de grão cozido
1 dente de alho
1 collher de sopa de azeite
120g de arroz
água
sal e pimenta
salsa a gosto

Refoguei a cebola e o alho, juntei o arroz o sal e a agua, passado poucos minutos juntei as ervilhas e quase no fim o grão. deixei cozinhar cerca de 15 min, apaguei o lume e juntei a salsa.

Ficou muito bom....comi dois pratos como os da foto o que é bastante.


Estas foram as refeições que fiz, coloquei as porções no Cronometer mas como está em Inglês e não há registo dos pratos que fiz não está preciso, até porque não adicionei o chá de limão com açúcar e as quanidades de gordura também não devem estar certas. No entanto dá para ter uma ideia.





Gostei bastante de todas as refeições, ficaram saborosas. Não senti fome ou vontade de comer outras coisas, tirando café :p de resto senti-me sempre saciada e satisfeita.

Amanhã voltarei a partilhar as refeições do dia anterior.

Ciao...


Sem comentários:

Enviar um comentário