segunda-feira, 27 de maio de 2013

Sementes de Chia - Super alimento

 Já algum tempo que as Sementes de Chia ocupam um espacinho na minha despensa cheia de frasquinhos de sementes e chazinhos. Utilizava-as esporadicamente em receitas mas á cerca de 2 semanas mudei a para o armário da cozinha junto da minha aveia, e tenho juntado uma colher de sopa deste "Super Alimento" ás minhas papas.
  Não deve ser novidade para ninguém  a quantidade de benefícios que estas sementinhas têm, mas é sempre bom recordar:







Benefícios das Sementes de Chia

As sementes de chia são mucopolissacarídeos solúveis que formam um gel mucoso incolor à superfície das sementes, quando entram em contato com a água. Quando se coloca um punhado de sementes de chia num copo de água, constata-se que após alguns minutos o copo está cheio com um tipo de gel pectinoso. Estas mucilagens são benéficas para os intestinos. Em primeiro lugar, podem reter até 12 vezes o seu peso em água, o que faz com que melhorem a qualidade do funcionamento intestinal e proporcionam maior saciedade.
Além disso, estes mucopolissacarídeos constituem também uma camada de mucilagem na parede intestinal, inibindo a atividade de bactérias patogênicas no intestino.

PROPRIEDADES: 
• A mais rica fonte de Ômega 3 e fibra na natureza
• Cinco vezes mais cálcio do que o leite
• Três vezes mais ferro do que espinafre
• Quinze vezes mais magnésio do que os brócolis
• Duas vezes mais potássio que a banana
• Auxilia na manutenção do colesterol e da glicose





Eu uso estas do Aldi que custam 3,49€, de todas são as mais baratas que achei!!
Para além de tomar estas sementes todas as manhas com as minhas papas, também as uso para fazer hamburgueres Veganos como estes, bolos e bolachinhas, batidos, e como têm uma inconsistente gelatinosa quando em contacto com a água são óptimas para fazer pudins e gelatinas e como substituto de ovo em certas receitas. Acho que todos nós devíamos incluir estas sementinhas na nossa alimentação independentemente da que for, pelos seus benefícios para a nossa saúde.
Beijitos!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário