terça-feira, 17 de junho de 2014

Pitaya ou Dragon Fruit

Este fim de semana "perdi a cabeça" e dei 7€ por uma Pitaya, andava curiosa para experimentar esta frutinha ás pintinhas.
 Tem um sabor suave a minha não era extremamente doce, não sei se costumam ser muito doces  ou não, é refrescante e depois de se provar torna-se um pouco viciante....resumindo gostei :)





 




























































Entretanto estive a pesquisar sobre os benefícios da Futa Dragão e foi isto que encontrei:

Valor nutritivo e benefícios do Dragon Fruit

  • As de casca vermelha, particularmente, são grande fonte de Vitamina A.
  • São ricas em fibras e minerais como cálcio, fósforo e principalmente zinco e ferro. as vermelhas são ricas em ferro, as amarelas em zinco. Estes nutrientes colaboram na manutenção dos ossos e dentes, contração muscular e na produção de células vermelhas.
  • Fonte de betacaroteno, licopeno e vitamina E, com concentração média de 1,4; 3,4 e 0,26 ug/100 gramas de porção comestível, respectivamente.
  • As sementes são pobres em gordura polinsaturada, e as vermelhas em particular não possuem gordura saturada. Sementes tem efeito laxante.
  • Também possuem quantidades significativas de antioxidantes, que previnem os radicais livres, auxiliando na imunização do organismo, formação da pele entre outros. Auxilia nos processos digestivos e previne o câncer de cólon e diabetes
  • Em Taiwan, diabéticos usam a fruta como substituto para o arroz como fonte de fibras.
  • Supostamente aumenta a excreção de metais pesados e diminui o colesterol e pressão sanguínea. Comer regularmente alivia doenças crônicas do sistema respiratório.
  • O talo e as flores são usados para problemas renais.
  • Ótima aliada do emagrecimento pois é fonte de tiamina, um aminoácido que ativa o hormônio glucagon, capaz de estimular o organismo a utilizar os estoques de glicose e de gordura e transformá-los em energia. A tiamina também inibe o apetite e aquela vontade súbita por doces.
  • Ação termogénica, apresenta uma maior dificuldade em ser digerida pelo organismo e, com isso, aumenta o gasto energético, auxiliando na queima de gordura.
  • De acordo com pesquisadores da Universidade de Chubu, no Japão, a pitaya ajuda a inibir a obesidade graças à antocianina – antioxidante que ainda afasta problemas cardíacos. O resultado do estudo constatou que a substância mantém as células de gordura murchinhas e ativa o metabolismo

Retirado de: http://www.istoejapao.com/2549/conheca-os-beneficios-do-dragon-fruit-fruta-exotica-e-saudavel-cultivada-em-okinawa/#ixzz34tJwVTG5



E assim foi a minha primeira experiência com uma Pitaya, tenho pena que sejam tão caras, onde comprei estavam a 15€ o Kilo, se souberem onde encontrar pitayas mais baratas (neste distrito) digam-me, adorava comer esta frutinha com mais frequência.

  Ciau...

3 comentários:

  1. Respostas
    1. Não é a minha fruta preferida, mas não desgostei apesar de ter um sabor suave, ao fim do terceiro pedaço tomei-lhe o gosto :)

      Eliminar