terça-feira, 23 de abril de 2013

Porquê??

Sim, porquê...porquê agora e não antes? Porquê Vegan?
Bom, antes demais queria esclarecer que neste momento, a 22 de Abril de 2013 não sou 100% Vegan, a minha jornada começou á pouco mais de um mês, primeiro como vegetariana com o objectivo rapidamente tornar-me Vegan e uma semana depois, e depois de assistir ao emblemático documentário "earthlings"  disse para mim mesma "fonix vamos começar já pelo veganismo e acabou a conversa!!" e tenho tentado fazer isso desde então.
Porquê agora?
Tenho 30 anos, acho que consigo avaliar muito bem/melhor as acções das minhas escolhas, não foi uma decisão precipitada, já há bastante tempo que mostrava interesse nesta forma de vida, aliás grande percentagem das minhas refeições era vegetariana. Não penso por isso deixar de o ser nunca, gostava de ter tomado esta decisão antes, mas acho que a minha vida até então tem sido demasiado agitada (e não no melhor sentido) e não tive cabeça nem disponibilidade para pesquisar e analisar esta escolha.
Mas como diz o ditado mais vale tarde do que nunca, e pronto é isso mesmo!!
Como tem sido?
Ora tem sido um pouco complicado apenas por causa das pessoas que me rodeiam: família, amigos, colegas. Todos me compreendem e aceitam a minha escolha, mas a verdade é que se preocupam com a minha saúde, e visto estar ainda a recuperar de uma anemia e de ter perdido algum volume, o deixar de comer carne peixe ovos e lacticínios deixa-os preocupados. Por isso, e até eu fazer umas analises e mostrar-lhes que realmente estou bem de saúde o que tenho feito é o seguinte, em almoços de família não como carne nem peixe lógico  mas como uma fatia de bolo (quando há) que provavelmente contém ovos ou leite, mais para evitar comentários tipo: (Não me digas que também estás a fazer dieta? estás tão magra, não comes nada...olha o  teu ferro, vais ficar doente Rita...bla bla bla)
Podem chamar-me hipócrita, mas eu para já, consigo viver com isso :)
O que como?
 A minha alimentação resume-se a fruta, sementes, legumes, leguminosas e alguns cereais...estou a começar a optar por alimentos sem gluten, mas uma coisa de cada vez :) não como muitos substitutos de carne, porque evito ao máximo comidas processadas.
Alterações..
 Visto que como MUIITTAA fruta a minha energia disparou, deixei de beber os 4 cafés que bebia...bebo um solúvel de manha só porque gosto mesmo do sabor :p
Vou á casa de banho (you know what I mean) 2 a 3 vezes por dia ao contrario do dia sim dia não de antigamente...
 E a minha pele....bom a minha pele deixou de escamar todos os meses como fazia, e deixei de usar cremes da farmácia que a dermatologista prescreveu!
 É verdade que também deixei de usar produtos cheios de químicos e álcool e optei por uma versão mais natural que irei mencionar noutro post.
 Resumindo, os resultados físicos têm sido bastante positivos.

2 comentários:

  1. Olá!!
    Também eu me tornei vegan este ano... curioso... porque no mesmo mês (mais coisa menos coisa...) O mês em que fiz 30 anos...
    Gostei de encontrar este blog. Vou só lê-lo de uma ponta à outra! =)
    Já tive um blog (vazio de conteudo) mas tive de terminar.
    Enfim!
    Este vai directo para as minhas visitas diárias!
    Muito prazer!
    Aislin! =)

    ResponderEliminar
  2. Olá Aislin, muito prazer.
    Que bom saber, fico muito feliz, nunca é tarde para "mudar", e muito menos se for para melhor.
    Eu tenho andado um pouco ausente devido ao trabalho, mas vou tentar ser mais presente :)
    Até breve!!

    ResponderEliminar