quarta-feira, 24 de abril de 2013

O Meu Principal Motivo

Motivos
O que nos leva a tomar este tipo de decisão pode variar, há quem o faça por motivos de saúde há quem o faça por motivos éticos e até por motivos ecológicos...o meu motivo, são todos eles, inicialmente e antes de saber da realidade da industria alimentar dos nossos tempos, o meu motivo foi a saúde.  Sempre fui muito curiosa em relação à saúde  não tenho qualquer tipo de formação académica nesta área, mas tenho lido vários artigos, tenho assistido a varias pessoas a darem a sua opinião e a partilharem experiências pessoais neste campo, tenho aprendido bastante e se pensarmos um bocadinho não é assim tão complicado chegar á conclusão que a fruta e os legumes fazem melhor à saúde ...sempre ouvimos isto dos nossos pais, avós e familiares.
 Numa altura da minha vida quando me comecei a interessar por ecologia, cruzei me varias vezes com artigos que explicavam as consequências que a industria alimentar tem no nosso ambiente e acho que foi aí que comecei realmente a não compreender o porquê das pessoas continuarem a "produzir" carne (por exemplo) nestas dimensões quando comprometem o planeta de uma forma tão grave.

O Meu Principal Motivo.
 Mas o MAIOR motivo, aquele que me fez dizer: "pronto já chega!" foi este documentário Earthlings.


 E depois de ver isto e chorar baba e ranho, só pensava para mim: "Mas porquê, porquê que não mostram isto a toda a gente?! Todos nós deveríamos saber o que se passa!!"
 E a minha resposta veio depressa demais quando tentei mostrar o documentário a amigos e familiares e estes  se recusaram dizendo: "Áh isso é muito forte, não gosto de ver estas coisas!!"
É CLARO QUE É FORTE, É FORTE DEMAIS, MAS É A REALIDADE!!
A verdade é que as pessoas preferem não saber, preferem ignorar o que se passa para não se sentirem culpadas.....eu sei eu senti-me uma grandessíssima merda quando o vi, e se fosse humanamente possível tinha ido vomitar toda a carne que comi até hoje, mas isso não é possível....O que é possível é nós mudarmos  isso, nós somos Adultos e podemos mudar a nossa atitude, os nossos comportamentos, e fazer as escolhas que queremos, é isso que nos destinge dos animais irracionais.
E foi isso que fiz, e atenção não me tornei numa Vegan "extremista" que odeia todos os que comem carne, porque eu já comi....agora se vou tentar mostrar ás pessoas o porquê de ter mudado? Vou sem duvida, vou tentar sensibiliza-las para mudarem também. Talvez não tão drasticamente porque isso não é tão simples, mas pelo menos a entenderem que para que possam comer carne, ovos, peixe ou lacticínios coisas desumanas acontecem, e que por isso deveriam repensar e reduzir drasticamente o consumo deste produtos.


2 comentários:

  1. Não tive ainda coragem de ver este domcumentário... Mesmo...
    Sei que vou sentir-me mal e impotente.
    Lembro-me de uma vez, eram cerca das 7.30 da manhã e estar a ver as noticias da manhã. Estava a tomar o pequeno almoço para ir para a faculdade. Nessa altura já não comia carne.
    Enfim. Tinha aberto a época da caça à foca.
    E desatei num berreiro tão tão desalmado que a minha mãe saltou da cama numa aflição ver o que se passava.
    (Ok... já estou a chorar outra vez...)
    Enfim. Sei o que se passa mais ou menos, mas não tenho coragem de ver mais filmes ou videos curtos. Porque sei como vou ficar.
    E é uma coisa má. Porque depois quero argumentar e não consigo. Porque não tenho dados "concretos" para me justificar.
    E sinto um "ódiozinho" pela comodidade e pela frieza com que as pessoas dizem que os animaos servem para ser comidos, ou que a nossa sociedade é mesmo assim, ou que são adeptas de se comer de tudo um pouco.
    AHHHHHHH!!
    É triste... muito triste.

    Aislin

    ResponderEliminar
  2. Eu compreendo perfeitamente, eu própria como referi chorei baba e ranho, e sent-ime extremamente revoltada com o Homem e comigo, e claro que sempre que vejo videos do género choro, mas agora sinto um certo orgulho porque sei que não participo para que aquelas coisas horriveis aconteçam. Temos que saber lidar com esses sentimentos, porque afinal os culpados somos "nós", choramos um bocadinho, mas depois passa, e fica uma grande vontade de ajudar os bichinhos que ainda não passaram pelo mesmo.
    Um dia destes tente outra vez, quem sabe não consegue :)

    ResponderEliminar