quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Lasanha Vegana de Espinafres


 Terça-feira para o jantar experimentei esta receita que vi no site do Centro Vegetariano, mas como sempre não segui à risca e fiz umas alterações que no meu ponto de vista melhoraram consideravelmente o resultado final.
 Peço desculpa pela foto não ficou fantástica, mas só depois de provar é que decidi que a iria partilhar,e tirei uma foto.






Ingredientes:

Placas de Lasanha (sem ovo e sem necessidade de cozer, eu uso as da marca pingo doce)
1 saco grande (ou 2 pequenos) de espinafres
azeite
2 dentes de alho
Levedura de cerveja para polvilhar

Na wook, colocar o azeite e os alhos laminados, e saltear os espinafres.

Molho Bechamel:
1 chavena de leite de soja
1 chavena de água
4 colheres de sopa de farinha de trigo
sal e noz moscada q.b
Despejas os ingredientes na bimby e programas 10min a 90ª Vel 3

Molho de tomate:
1 embalagem de cogumelos naturais
5 tomates maduros
1 cebola
1 dente de alho
30gr de azeite (sim gramas...fiz na bimby)
sal, e especiarias a gosto
Piquei a cebola e o alho e juntei o azeite Vel 5 por 5Seg, refoguei 8 Min, Vel 3, 100º
Juntei os cogumelos e os tomates e as espciarias e piquei Vel 5 por 10Seg Varoma deixei cozinhar por 25min e coloquei o cesto na tampa para não salpicar

Pré aquecer o forno. na travessa colocar o molho bechamel primeiro, e depois alternar por camadas os restantes nesta ordem, as placas, molho bechamel espinafres, molho de tomate, sendo que a ultima camada devem ser as placas e o molho bechamel.
Por cima polvilhei com levedura de cerveja em pó como se fosse o queijo e levei ao forno a 180º por 25 minutos ou até a parte de cima vos parecer tostada.

Dicas:
* Aconselho a utilizar uma travessa pequena e alta
* Se não quiserem fazer o molho bechamel podem comprar uma embalagem de molho de culinária de soja (conseguem comprar facilmente da marca alpro num supermercado)
* Se estiverem com muita pressa podem também utilizar molho de tomate de compra. eu pessoalmente não gosto, são muito ácidos e têm uma serie de corantes e conservantes e sabe-se lá mais o quê.
* Não esquecer que os espinafres "encolhem" imenso. Depois de salteados coei os espinafres antes de os dispor na travessa porque tinham alguma água.
* Se não tiverem bimby não há problema algum, não se esqueçam é que ao fazerem o molho bechamel não podem parar de o mexer.
* Juntem as especiarias que gostarem, os oregãos ficam muito bem, e da próxima vez vou juntar azeitonas ao molho de tomate.

Espero que gostem...MUAH!

1 comentário: