domingo, 1 de setembro de 2019

Tornei-me Vegan...


Em Junho entraram em contacto comigo da parte da Women's Health para escrever algumas palavras sobre  a minha decisão de me tornar Vegan. Partilho com vocês o que escrevi na integra.



"Tornei-me vegan depois de alguma pesquisa sobre alimentos ricos em ferro.
Na altura estava com anemia e detestava a medicação receitada pelo médico por isso fui fazer a minha pesquisa.
Depois de muito ler, aprender, ouvir, cheguei à conclusão que aquilo que sempre tinha "ouvido" não era verdade absoluta.
Decidi naquele momento deixar de comer carne e peixe e mudar para uma alimentação mais cuidada e saudável. No dia seguinte eis que, ao navegar pelo Youtube, me foi recomendado um documentário o "Earthlings". Vi o documentário e no fim, de lágrimas nos olhos e completamente revoltada com o fato de nunca me ter cruzado com aquela informação, de nunca ter sido exposta a tal informação, decidi que nunca mais contribuiria para aquela indústria desumana.
Senti-me super mal por apenas aos 30 anos, ter tomado consciência de algo tão óbvio, mas ao qual nunca antes tinha tido o interesse em saber e aprender.
Criei o blog em segredo...há 6 anos quando decidi mudar não conhecia ninguém com a mesma filosofia de vida, e o blog surgiu como uma espécie de Diário, um local onde eu escrevia sobre o que ia aprendendo e fazendo, e durante um ano e tal, não contei a ninguém sobre a sua existência.

As principais dificuldades que senti no início foram a nível pessoal, o assumir, o aceitar que as minhas opções de vida eram totalmente diferentes das opções das pessoas com quem me dava, a vergonha de ser diferente, o receio do que iriam pensar de mim...eram outros tempos, não era moda ser diferente, ser vegetariano, não era comum, não havia tanta informação!
Felizmente o ter mudado de alimentação foi um excelente acelerador evolutivo, não só rapidamente comecei a notar melhorias a nível físico, como a nível emocional, mental, comportamental. Costumo dizer que o Veganismo foi a melhor decisão consciente que tomei, e não o digo só por dizer, marcou o inicio de uma revolução interna que mudou totalmente a minha vida para melhor.

Depois de ter assumido essa mudança tudo se tornou mais fácil, as próprias pessoas à minha volta compreenderam, apoiaram e foram mudando também :)

Senti alguma dificuldade (desnecessária) quando começaram a surgir inúmeros blogs e canais que promoviam uma alimentação perfeita, cheia de super alimentos caríssimos mas "lindos". Passei por uma fase em que queria também eu fazer o mesmo, gastei dinheiro, tempo e "juízo" ao tentar fazê-lo, quando na verdade é tão simples, rápido, económico...
A comida é deliciosa, não há um único dia em não aperceba de como é deliciosa esta comida...

Hoje a minha abordagem é bem mais minimalista e prática, e não sinto dificuldade em manter este estilo de vida, mesmo uma vida atribulada como a que tenho.
Gosto de desmistificar o veganismo, mostrar o quão simples e benéfico é...havendo realmente  vontade de o fazer, qualquer pessoa consegue.
O mais difícil será sempre o lidar com pessoas completamente "fechadas" a este estilo de vida ou simplesmente ao que é diferente.
Ter tolerância para lidar com pessoas que muitas vezes até te atacam, sem desistir ou esquecer as tuas convicções é o mais desafiante, não te deixares influenciar por uma sociedade que foi educada acreditando que o oposto do que queres seguir é que é o correto, é a maior dificuldade na minha opinião!

A parte que não diz respeito à alimentação pode ser mais trabalhosa, ou era....hoje em dia até nos supermercados comuns existem produtos veganos a preços suportáveis, já lá vai o tempo em que pagava 15€ por um champô que não era nada de espectacular e que só estava disponível on line.

Na verdade hoje em dia não existem dificuldades em abraçar este estilo de vida, só existem desculpas para não o fazer."

The End

Abracinhos
Rita Cabrita

1 comentário: