segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Detox 3 dias...quem alinha?

Estamos na altura das festas, o que significa (para a maioria das pessoas) muita comida, muita bebida, muitos excessos!
O ano novo está mesmo mesmo a chegar, e com ele as (nossas) promessas de mudar isto e melhorar aquilo. E foi por isso que pensei cá para os meus botões:
- E se eu fizesse um "detox"?!
É optimo para desenjoar dos doces, só faz é bem, e quem sabe não se torna um hábito comer "melhor"?
Sim porque ser Vegan não significa necessariamente comer saudável...hmm batatas fritas!!



domingo, 22 de dezembro de 2013

Azevias de Batata Doce - Veganas

O meu doce de Natal favorito são as azevias, gosto de filhoses, rabanadas, sonhos, mas as azevias, são a minha perdição!!
Sorte a minha, as minhas preferidas são as de batata doce, que por um feliz acaso são Vegan (pelo menos as que a minha mãe faz).
A minha mãe já começou a preparar as azevias, que congela para fritar no dia, e eu pedi-lhe que frita-se 2 ou 3 para poder partilhar convosco.


Detergente Máquina Loiça Caseiro

Finalmente acabaram-se as pastilhas para a máquina que tinha adquirido em várias promoções e descontos, finalmente porque não gosto das pastilhas, não sei se é só  mim que acontece mas a maioria das vezes que ponho a maquina a lavar com uma pastilha ela fica presa no reservatório do detergente, não se dissolve, por sua vez a loiça fica mal lavada, e como se não bastasse no fim cai para cima dos talheres meia desfeita e deixa-os todos verdes (dependendo da cor da pastilha) e impróprios para utilizar.
Quando comecei a ver o fim ao pacote das pastilhas começou a minha busca pelos supermercados por algo que as substitui-se de uma marca que não testa-se em animais....não encontrei!
Fui ao Aldi, (como mencionei num post anterior eles têm uma politica, onde não comercializam produtos que testem em animais) só encontrei as "mal afamadas" pastilhas..
Fui á internet, já tinha andado a pesquisar sobre detergentes de roupa caseiros (e encontrei) fui pesquisar detergentes para a loiça caseiros, encontrei vários, o que gostei mais foi este, mas todos pediam Epson Salt aka Sulfato de Magnésio, como não encontrei à venda em nenhuma, das várias, farmácias em que procurei, desisti fiz sem isso, e eis o que consegui:























quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Random

Fui comprar uma coisinha para adoçar a boca ás colegas (e a minha)...
Ah pois estavam á espera do quê? Bolas de Berlim não...

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Bolachas Veganas de Natal - Canela e Gengibre

Hoje foi o ultimo dia de aulas da minha filha, e como é costume no ultimo dia de cada periodo escolar, a turma dela faz uma "festinha" onde cada um leva algo para comer ou beber.
Como estamos no Natal decidi fazer umas bolachinhas que se enquadrassem nesta data, e fiz bolachinhas de Gengibre e Canela na Bimby.
 Usei esta receita, mas como tinha ovo alterei uma coisinha de nada...






















domingo, 15 de dezembro de 2013

Random - Desodorizante Aromaco

Dia 8 de Setembro de 2013, fiz este post sobre o desodorizante Aromaco da Lush, que comprei a 15 de Agosto de 2013 (sim eu aponto estas coisas na minha agenda).
Hoje tive de ir buscar o ultimo pedaço (eram 3, um foi para a minha filha, o outro para mim, portantoS sobrou 1), e decidi partilhar com vocês para poderem confirmar que VOS ENGANEI, não durou 3 mas sim 4 meses.....ups sorry!!!



















À esquerda temos o novo à direita o antigo que já custa a agarrar para espalhar (ainda assim vou tentar usar hoje).

Pronto, era isso....Bom Domingo!!!


Batido de Cacau

Ontem depois de ter feito um batido de banana e abacate para o lanche, sobrou-me uma metade de abacate, e como referi no post anterior que iria tentar beber mais batidos e sumos, hoje para o pequeno almoço preparei outro batido, mas desta vez com cacau....umm!!!



Ingredientes:
2 pessoas ou 1 comilona (eu)

* 1 Banana
* 1/2 Abacate
* 3 Tâmaras
* 2 colheres de sopa de Cacau em Pó
* 500ml de Leite Vegetal (usei de soja)
* Sementes de Chia

Bater tudo (excepto as sementes) na liquidificadora, eu usei a Bimby 20seg vel 10, e colocar as sementes de chia por cima. Se necessário acrescentar mais leite., dá para 800ml se ficar bem espesso.

E foi este o meu pequeno almoço de Domingo, estava delicioso, sabe a pudim de chocolate, mas sem a parte enjoativa e má para a saúde. Só tem um defeitinhozinho, morno sabia bem melhor numa manha de inverno =P

Espero que gostem....MUAH!!


sábado, 14 de dezembro de 2013

Batido de Abacate e Banana

Hoje para o lanche em vez de pão com Alpro e café, preparei algo mais nutritivo, um batido de banana e abacate super espesso e saboroso.



Ingredientes:

* 1 banana
* 1/2 abacate
* 1 pêra
* 2 ou 3 tâmaras (demolhadas se não forem macias) - Opcional
* 400 ml de água
* sementes de chia

Coloquei tudo (excepto as sementes) na bimby e bati por 20seg vel10, e no fim juntei as sementes.
Ficou bastante espesso, para quem não gosta pode sempre acrescentar mais água, ou leite vegetal.
Fiquei super satisfeita com o meu lanche nutritivo, aliás vou tentar substituir os meus lanches ou pequeno almoço por uns batidos ou sumos, sinto falta dos nutrientes extra!!

Espero que gostem....Ciau!!


segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Marmita

E hoje para o almoço trouxe umas deliciosas favas com quinoa, e umas clementinas docinhas e sumarentas...
E foi isso, boa segunda!

domingo, 8 de dezembro de 2013

Bolo Rainha Vegan

Nunca fui muito fã de Bolo Rei, tirar todas frutas cristalizadas para comer o que sobrava, dava cá uma trabalheira...
Já não se pode dizer o mesmo do Bolo Rainha...áh como eu gosto de Bolo Rainha, de preferência sem passas (os pasteleiros tendem em exagerar na quantidade de passas) como tal não seria de espantar que ao me tornar Vegan, teria de arranjar uma solução para continuar a comer Bolo Rainha que tanto gosto.
 Há dias eu e a minha rebelde amiga do blog Há revelia do editor conversávamos sobre o que "raio" iríamos comer este Natal em casa dos familiares, e colocámos a hipótese de levarmos alguma coisa para não ficarmos só a ver os outros comer, ela falou do Bolo Rainha e eu adorei a ideia de levar o meu próprio Bolo Rainha. 
Como estava com algum receio que não corresse bem decidi experimentar primeiro, até porque se queria partilhar convosco a receita, fazer o bolo apenas na Véspera de Natal seria um bocado desnecessário.
 Fui então há procura de receitas, e encontrei esta, que pertence a um blog que infelizmente acabou, e pus mãos há obra....o resultado foi este:



Um Bolo Rainha baixinho e gordinho :) mas muito apetitoso!!

Almoço num restaurante "normal"

Hoje fui a um almoço de aniversário de uma amiga não Vegan a um restaurante "normal", fui sem ligar antes mesmo naquela do "vamos lá ver se não passo fome".
Das entradas comi as azeitonas e o pão, e não fiquei nada espantada quando abri o menu e vi uma série de "coisas" à Lagareiro e carne para todos os gostos...já estava mentalizada que iria comer uma sopa e alguns acompanhamentos quando o meu namorado chamou o Sr. que nos estava a atender e lhe perguntou se não podiam fazer alguma coisa sem carne nem peixe...
"A menina é vegetariana é??" - perguntou o Sr.
"Sou, sou!!?"
"Áh então eu trago-lhe outra coisa, gosta de seitan??"
Ena ele sabe o que é seitan espectáculo - pensei eu - "Gosto mas pode trazer uns legumes que eu fico bem"
"Não eu trago-lhe outra coisa, é que sabe a nossa cozinheira também come como a menina e tem sempre dessas coisas para preparar!!"
Fonix que a mulher é inteligente e maquiavélica ao mesmo tempo...faz comer prós outros (que só faz é mal) mas a comida dela é que é da boa - pensei eu - "Ah sim?!! Ela é que é esperta então.....pode ser o que ela preparar desde que não tenha animais nem ovos nem leite e assim está optimo!!" - reforcei eu.
E eis que passado algum tempo o simpático Sr. que sabia o que era seitan me tráz este prato:


(Desculpem tem menos um bocado mas não resisti em provar)

Não se deixem enganar não é carne, são hambúrgueres de seitan, com batatinhas, feijão verde e cenoura salteados.
Digam lá que não está um espectáculo?? Adorei, os hambúrgueres estavam super macios e tenros, muito bem temperados assim como os acompanhamentos.
Fiquei muito satisfeita, como sobremesa comi uma deliciosa maça "ranheta" assada que estava uma delicia, e no fim aconselhei o Sr. a acrescentar aquele delicioso prato ao menú.

E foi assim que mais uma vez fiquei agradavelmente surpreendida por comer num restaurante "normal!!

Bom fim se semana!!

Almôndegas Vegan de Feijão Encarnado

Tinha na dispensa uma lata de feijão encarnado já há algum tempo de que me queria desfazer, (porque quero começar a utilizar feijão seco e cozê-lo eu mesma) e pensei: "hum será que consigo fazer umas almôndegas com isto??"
E consegui, e ficaram porreiras, e por isso vou partilhar...





segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Aletria à moda do Norte - Vegana

Sempre adorei a aletria da minha mãe, assim como do arroz doce, cheia de ovos leite e manteiga, cremosa e amarelinha, como tal quando o meu namorado me presenteou com um prato de aletria feito pela avó, do qual ele gabava imenso dizendo ser a melhor, branquinha e desenchabida, fiquei um pouco desiludida.
 Quando me tornei Vegan e por sua vez me tornei sensível a certos sabores voltei a provar a aletria "da avó" e adorei, seria impensável para mim voltar a comer a aletria feita pela minha mãe, para além dos ingredientes, iria ficar super enjoada!!
Não cheguei a pedir a receita á avó mas consegui chegar lá, e segundo o meu namorado está igual, por isso, e como estamos a chegar ao Natal, decidi partilhar.