sábado, 27 de abril de 2013

Biscoitos Veganos!

Não sou nenhuma especialista em culinária Vegana e muito menos em fotografia, mas "a girl's gotta eat" por isso partilho esta receita que vi aqui que depois de fazer algumas alterações deu nisto:





quarta-feira, 24 de abril de 2013

O Meu Principal Motivo

Motivos
O que nos leva a tomar este tipo de decisão pode variar, há quem o faça por motivos de saúde há quem o faça por motivos éticos e até por motivos ecológicos...o meu motivo, são todos eles, inicialmente e antes de saber da realidade da industria alimentar dos nossos tempos, o meu motivo foi a saúde.  Sempre fui muito curiosa em relação à saúde  não tenho qualquer tipo de formação académica nesta área, mas tenho lido vários artigos, tenho assistido a varias pessoas a darem a sua opinião e a partilharem experiências pessoais neste campo, tenho aprendido bastante e se pensarmos um bocadinho não é assim tão complicado chegar á conclusão que a fruta e os legumes fazem melhor à saúde ...sempre ouvimos isto dos nossos pais, avós e familiares.
 Numa altura da minha vida quando me comecei a interessar por ecologia, cruzei me varias vezes com artigos que explicavam as consequências que a industria alimentar tem no nosso ambiente e acho que foi aí que comecei realmente a não compreender o porquê das pessoas continuarem a "produzir" carne (por exemplo) nestas dimensões quando comprometem o planeta de uma forma tão grave.

O Meu Principal Motivo.
 Mas o MAIOR motivo, aquele que me fez dizer: "pronto já chega!" foi este documentário Earthlings.


 E depois de ver isto e chorar baba e ranho, só pensava para mim: "Mas porquê, porquê que não mostram isto a toda a gente?! Todos nós deveríamos saber o que se passa!!"
 E a minha resposta veio depressa demais quando tentei mostrar o documentário a amigos e familiares e estes  se recusaram dizendo: "Áh isso é muito forte, não gosto de ver estas coisas!!"
É CLARO QUE É FORTE, É FORTE DEMAIS, MAS É A REALIDADE!!
A verdade é que as pessoas preferem não saber, preferem ignorar o que se passa para não se sentirem culpadas.....eu sei eu senti-me uma grandessíssima merda quando o vi, e se fosse humanamente possível tinha ido vomitar toda a carne que comi até hoje, mas isso não é possível....O que é possível é nós mudarmos  isso, nós somos Adultos e podemos mudar a nossa atitude, os nossos comportamentos, e fazer as escolhas que queremos, é isso que nos destinge dos animais irracionais.
E foi isso que fiz, e atenção não me tornei numa Vegan "extremista" que odeia todos os que comem carne, porque eu já comi....agora se vou tentar mostrar ás pessoas o porquê de ter mudado? Vou sem duvida, vou tentar sensibiliza-las para mudarem também. Talvez não tão drasticamente porque isso não é tão simples, mas pelo menos a entenderem que para que possam comer carne, ovos, peixe ou lacticínios coisas desumanas acontecem, e que por isso deveriam repensar e reduzir drasticamente o consumo deste produtos.


terça-feira, 23 de abril de 2013

Ser Vegan e socializar com Não Vegans!

Saídas com amigos ou em trabalho!
O que faço nestas situações e no meu dia a dia em geral é andar sempre com comida na mala! Uma maça ou outra peça de fruta, ou um pacotinho com frutos secos ou as minhas favoritas TAMARAS :) tenho sempre um pacote comigo, no escritório em casa ou na mala, são super deliciosas e nutritivas e estão carregadas de açúcar ( do saudável) e é o suficiente para nos darem aquele empurrãozinho para aguentar mais um pouco até chegarmos á comida que queremos! O segredo é nunca termos fome, se isto acontecer o mais certo é entrarmos no primeiro café e comermos qualquer coisa que mais tarde nos vamos arrepender! Por isso antes de irmos ter com os amigos enchemos a pança e sem fome podemos muito bem ir beber um copo um café ou mesmo um sumo se laranja :)
Jantares de grupo em restaurantes com amigos ou familiares carnívoros!!
Uma técnica que utilizei á pouco tempo num jantar de aniversario foi, ligar para o restaurante em questão. Liguei disse á senhora que iria jantar lá no da seguinte e não queria chamar as atenções para mim e perguntei sobre o menu escolhido, e quando me apercebi que não havia nenhuma opção vegetariana, expliquei que era Vegan e o que comia e não comia, a senhora de imediato prontificou-se para me fazer uns legumes salteados, perguntou se havia algum que eu não gostava, e ofereceu-se para me preparar uma salada de frutas para a sobremesa que também não fazia parte do menu. Resumindo comi os melhores legumes que alguma vez tinha comido, a salada de frutas estava deliciosa e quando agradeci sinceramente a minha deliciosa refeição a senhora mostrou-se comovida e satisfeita :)
Ligar antecipadamente para o restaurante ou pesquisar na internet e tentar saber se ha opções Vegans é para mim a melhor forma, a outra seria comer em casa e ir ter ao restaurante a tempo do café, mas hoje em dia os restaurantes têm opções vegetarianas!!

Porquê??

Sim, porquê...porquê agora e não antes? Porquê Vegan?
Bom, antes demais queria esclarecer que neste momento, a 22 de Abril de 2013 não sou 100% Vegan, a minha jornada começou á pouco mais de um mês, primeiro como vegetariana com o objectivo rapidamente tornar-me Vegan e uma semana depois, e depois de assistir ao emblemático documentário "earthlings"  disse para mim mesma "fonix vamos começar já pelo veganismo e acabou a conversa!!" e tenho tentado fazer isso desde então.
Porquê agora?
Tenho 30 anos, acho que consigo avaliar muito bem/melhor as acções das minhas escolhas, não foi uma decisão precipitada, já há bastante tempo que mostrava interesse nesta forma de vida, aliás grande percentagem das minhas refeições era vegetariana. Não penso por isso deixar de o ser nunca, gostava de ter tomado esta decisão antes, mas acho que a minha vida até então tem sido demasiado agitada (e não no melhor sentido) e não tive cabeça nem disponibilidade para pesquisar e analisar esta escolha.
Mas como diz o ditado mais vale tarde do que nunca, e pronto é isso mesmo!!
Como tem sido?
Ora tem sido um pouco complicado apenas por causa das pessoas que me rodeiam: família, amigos, colegas. Todos me compreendem e aceitam a minha escolha, mas a verdade é que se preocupam com a minha saúde, e visto estar ainda a recuperar de uma anemia e de ter perdido algum volume, o deixar de comer carne peixe ovos e lacticínios deixa-os preocupados. Por isso, e até eu fazer umas analises e mostrar-lhes que realmente estou bem de saúde o que tenho feito é o seguinte, em almoços de família não como carne nem peixe lógico  mas como uma fatia de bolo (quando há) que provavelmente contém ovos ou leite, mais para evitar comentários tipo: (Não me digas que também estás a fazer dieta? estás tão magra, não comes nada...olha o  teu ferro, vais ficar doente Rita...bla bla bla)
Podem chamar-me hipócrita, mas eu para já, consigo viver com isso :)
O que como?
 A minha alimentação resume-se a fruta, sementes, legumes, leguminosas e alguns cereais...estou a começar a optar por alimentos sem gluten, mas uma coisa de cada vez :) não como muitos substitutos de carne, porque evito ao máximo comidas processadas.
Alterações..
 Visto que como MUIITTAA fruta a minha energia disparou, deixei de beber os 4 cafés que bebia...bebo um solúvel de manha só porque gosto mesmo do sabor :p
Vou á casa de banho (you know what I mean) 2 a 3 vezes por dia ao contrario do dia sim dia não de antigamente...
 E a minha pele....bom a minha pele deixou de escamar todos os meses como fazia, e deixei de usar cremes da farmácia que a dermatologista prescreveu!
 É verdade que também deixei de usar produtos cheios de químicos e álcool e optei por uma versão mais natural que irei mencionar noutro post.
 Resumindo, os resultados físicos têm sido bastante positivos.